É mais que sabido que nós, brasileiros, somos um povo apaixonado por café. Também já vimos nesta nossa série que os norte-americanos são amantes da bebida, mas nada se compara ao consumo de café nos países Nórdicos: Finlândia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Suécia.
Dos 6 maiores consumidores per capta (consumo por habitante) no mundo, 5 são os países citados acima! Para se ter uma ideia, enquanto aqui no Brasil o consumo per capta é de 5,8 Kg/habitante/ano, na Finlândia o consumo é de 12 kg/habitante/ano (na Noruega é de 9,9 kg, na Islândia é de 9 kg, Dinamarca de 8,7 kg e Suécia de 8,1 kg/habitante/ano).
Muito desse hábito de tomar café está associado às condições geográficas desses países: muito frio e inverno com pouca luz. Em janeiro, por exemplo, são pouco mais de três horas de sol por dia. Assim, o café ajuda as pessoas a se manterem aquecidas e acordadas mesmo com pouca luz natural.
Na Finlândia, a média de consumo são de 8 xícaras por dia, sendo o café consumido em praticamente todas as refeições. O hábito é parte da cultura finlandesa e recusar uma xícara de café quando oferecida é um ato bastante rude. A famosa pausa para um cafezinho no ambiente de trabalho é lei, literalmente (leis trabalhistas no país preveem dois intervalos de 15 min durante o expediente para isso). Os finlandeses também possuem palavras específicas para cada momento em que tomam café, por exemplo: “aamukahvi” é o café da manhã, “vaalikahvit” é o café tomado nos dias de eleição após a votação.
Já imaginaram se aqui no Brasil tomássemos tanto café assim?
E você, toma café como um finlandês ou como um brasileiro mesmo?
Fonte: https://super.abril.com.br/sociedade/qual-e-o-pais-que-mais-consome-cafe-no-mundo-dica-nao-e-o-brasil/