Hoje vamos falar da Cafeteira Italiana, cujo método de preparo está baseado na extração da bebida através do vapor d’água. Isto é: a água de um recipiente evapora, passando pelo pó de café, extraindo os componentes de aroma e sabor e se condensando num recipiente superior, formando a bebida.
Esse método é o primórdio do café espresso, que extrai uma bebida bastante encorpada, mas ainda sem a crema (a espuma que fica na superfície do espresso).
A Cafeteira Italiana, ou melhor, a Moka Italiana foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. O modelo original octogonal com cintura estreita, sofreu poucas modificações ao longo dos anos. Estima-se que 90% dos lares italianos tenham ao menos uma dessas cafeteiras!
E por que este método faz tanto sucesso? Basta juntar praticidade e uma bebida forte e encorpada e está respondido!
A seguir, seguem os passos para você preparar um delicioso cafezinho na cafeteira italiana, a queridinha dos italianos, em casa:
- Encha o recipiente inferior (A) com água filtrada até a marcação indicada;
- Preencha completamente o filtro (B) com o pó de café, compactando-o levemente com o dorso de uma colher e sem deixar excesso nas bordas;
- Feche com o recipiente superior (C) e atente-se para não mover muito a cafeteira para evitar que a água do recipiente molhe o pó de café;
- Leve ao fogo médio e quando começar a ferver (você saberá pelo barulho do vapor), abaixe o fogo. Isso evita que a bebida tenha uma acidez indesejada;
- Retire do fogo assim que o barulho da fervura da água diminuir se tornando intermitente
Confira na imagem as marcações A, B e C, indicada em nosso passo a passo:
Para esse tipo de preparo, você pode usar o Café Carneiro Tradicional ou o Café Carneiro Espresso em grão (entre em contato conosco para adquiri-lo) e moê-lo numa moagem média.
Tem alguma dúvida sobre Café? Envie para nós!
Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: @cafecarneiro!